Fala Pessoal! Tudo Multes? esses dias estava rolando uma promoção na Steam do jogo RoboCop: Rogue City, e em pleno ano de 2025 um jogo que traz de volta história dos filmes de meados de 1990(não aquela porcaria do relançamento em 2014) são no mínimo curiosos pra mim que fui fã da série quando criança, a nostalgia bate forte.
O Jogo foi lançado em 02/11/2023, então nem é considerado um lançamento, já estava na minha “wishlist” na Steam desde então, mas eu tenho esse costume financeiro de apenas comprar jogos em promoção depois de um tempo do seu lançamento.
O game conta uma história que se passa entre os eventos dos filmes RoboCop 2 (1990) e RoboCop 3 (1993). então é história nova que complementa a trilogia, eu por sinal nem lembrava detalhadamente da história dos filmes. e isso não é impedimento para gostar do jogo.
Audiovisualmente o jogo é muito bom! consegue trazer a ambientalização dos filmes para o game, com a trilha dos filmes, efeitos sonoros dignos e com cenários bem detalhados (da pra ler os textos nos arquivos encontrados sobre as mesinhas de escritório), e texturas muito realistas, efeitos de explosão, fogo, carnificina e sangue que saltam os olhos, os modelos dos personagens no geral também fazem um bom trabalho, com destaque para o próprio Robocop que é impecável. e como ponto fraco fica apenas os efeitos de animação e movimentação dos personagens, que no final parecem todos com o Robocop se movendo, hahaha.
A jogatina envolve momentos onde você exerce habilidades de detetive, pesquisando ambientes, e dialogando com personagens para obter informações, missões secundárias simples como aplicar multas de trânsito, ou resgatar um gato perdido, com momentos de tiroteio e carnificina, eliminando bandidos.
Por sinal o jogo acaba sendo relativamente fácil (eu como sou muito PRO joguei no mais difícil) pois afinal de contas, você é o Robocop: Arma poderosa, visão com foco que identifica inimigos mesmo no escuro, blindagem balística, e recuperação de vida que ainda podem ser aperfeiçoados ao longo do jogo conforme você vai adquirindo experiência completando as missões.
Os inimigos são basicamente um bando de burros que atiram contra você ao lhe avistar. Mesmo assim o jogo te desafia, com o aumento da resistência dos oponentes, e das armas que os mesmos possuem, sem falar de momentos onde você tem que enfrentar um Boss (eu morri um par de vezes enfrentando o ED-209).
O jogo te da opções de interação nos diálogos, que supostamente podem alterar o desfecho da narrativa, como ser bem visto ou mal visto publicamente, apoio político etc…essas opções aparentemente não mudam em nada as missões disponíveis, talvez altere alguma cutscene ou algo assim.
Levei cerca de 25 horas para terminar o game por completo, sem pressa, acompanhando todos os diálogos da história, e até refazendo certas missões que queria completar com 100% pra evoluir o personagem mais rapidamente.
Resumindo é um jogo excelente, aposta certeira pra quem já curte os filmes antigos, e pra quem gosta de um bom single player de tiro.
É um jogo com começo, meio e fim, que você joga, se diverte, aproveita, mas depois deixa lá na biblioteca para todo sempre!