Umas das coisas mais comuns de vermos nesse mundo das redes sociais são pessoas, muitas vezes profissionais da área da saúde condenando o açúcar, pois o açúcar é inflamatório, e quem comer açúcar esta literalmente se matando.
Então pra começar, antes de falar sobre açúcar ser ou não inflamatório, precisamos avaliar a importância dessa resposta e afinal o que é inflamação. Inflamação por si só, não é algo ruim, é um processo natural e necessário para manutenção da vida. Ou seja, sem inflamação você morre! o que não queremos é uma inflamação crônica e fora de controle, e de fato, se analisarmos o material científico, vemos uma correlação entre maior consumo de açúcar e aumento de marcadores inflamatórios, esses marcadores inflamatórios são…. Moléculas, muitas vezes proteínas que fazem o meio de campo do processo inflamatório aumentam em quantidade no sangue em resposta a uma inflamação, e portanto podem ser medidos em laboratório.
Existe uma correlação com dietas ricas em açúcar e mais marcadores inflamatórios presentes no sangue, uma correlação quer dizer que são relacionados, vemos que quem come mais açúcar tem mais inflamação crônica, mas aí que mora o perigo, isso não quer dizer que uma coisa causou a outra. Um exemplo bem prático de como uma correlação pode ser equivocada é o seguinte: “100% das pessoas que morrem, respiraram oxigênio ao longo da vida, logo o oxigênio matou essas pessoas envenenando-as lentamente”. isso poderia ser visto como uma correlação, mas nesse caso obviamente não tem sentido.
Algumas situações são mais difíceis de definir, por isso a importância de existirem estudos comparando as coisas, e esses estudos (artigos científicos) existem para o açúcar, ao analisarmos a literatura científica, quando são pegos 2 grupos de pessoas, um com uma dieta rica em açúcar, outro com uma dieta baixa em açúcar equivalendo o total de calorias, não existe diferença nos marcadores inflamatórios entre dietas ricas em açúcar e dietas com baixo teor de açúcar.
Sem falar que aumento de marcadores inflamatórios de forma aguda não é necessariamente um problema, caso fosse, ninguém poderia recomendar o exercício físico, pois esse sabidamente também gera inflamação aguda.
Sendo assim a dieta com mais açúcar pode facilitar o maior consumo de energia, por esse ser altamente calórico, extremamente palatável, fácil de comer em excesso, fazendo com que a pessoa acumule tecido adiposo (engorde), e isso sim sabidamente aumenta a inflamação de forma crônica, e por isso que o consumo de açúcar deve ser limitado e planejado, mas em frente a isso entraria o contexto da dieta e estilo de vida como um todo, e não cabe a ideia de culpa isolada do açúcar nessa questão.
Se a pessoa engordar pelo excesso de outros alimentos também terá presente a mesma situação de inflamação crônica no corpo devido ao acúmulo de gordura, e a melhor estratégia para melhora da saúde é o emagrecimento.
A dica é ter moderação, o açúcar isoladamente não faz mal algum, o excesso que poderia fazer mal, mas não por alguma razão distinta do mesmo, e sim pela consequência de comer além da demanda energética do organismo.