Pular para o conteúdo

A importância da faixa na arte marcial

Um comentário muito comum e que até eu mesmo já fiz na vida, é de que a faixa na Arte Marcial, no meu caso Kickboxing, não tem importância, fazer as graduações para se tornar faixa preta não tem importância, como diria Hélio Gracie “a faixa só serve pra segurar as calças”.

Eu diria que o fator principal que promove essa forma de pensar é o fato de que existem graduados com níveis de formação na artes marciais, mesmo sendo Faixas Pretas, que deixam a desejar quando suas habilidades são colocadas em teste.

É normal e é a mais pura verdade, a faixa não é um artefato mágico que da poderes superiores aos seus portadores, ser faixa preta não quer dizer que você automaticamente vai ter a habilidade de vencer qualquer um que não seja, e é notável que mesmo comparando vários faixas pretas, vão existir alguns que são superiores aos outros no quesito de lutar, existe uma associação errada entre ser graduado faixa preta, e ser o melhor lutador, ser invencível, principalmente para quem olha de fora do mundo dos treinos.

Subindo de Level

As artes marciais que utilizam o sistema de faixas o fazem para dividir níveis de conhecimento adquiridos, é igualzinho a um jogo de video game, onde seu personagem aumenta de level, é uma sensação de progresso maravilhosa, é uma pequena recompensa pelo seu tempo investido nesse treinamento, fazendo assim com que o praticante se mantenha motivado, gerando uma sensação palpável de que está progredindo.

Muitas pessoas não conseguem lembrar de quanto eram ruins ao entrar na academia, não percebendo o quanto melhoraram desde o início, a faixa é uma forma de marcar um ponto de evolução, é onde o praticante literalmente upa de level!

O Papel da Faixa Preta

A faixa preta pode ser comparada a um diploma de formação, é um indicativo de que o portador passou por um grande aprendizado e treinou, e estudou tudo que precisa para ser professor, esta apto e pode passar o conhecimento adiante com sabedoria.

Para o cliente, potencial aluno, é uma forma rápida de ter segurança na qualidade do treino que estará se sujeitando, da mesma forma que você não vai querer realizar uma cirurgia com uma pessoa sem formação em medicina, o cliente/aluno não vai querer fazer aula sem um respaldo de confiabilidade, e a faixa/graduação serve para esse fim.

Nada é garantido

Por mais que seja bom ter o diploma de formação, ser formado faixa preta não quer dizer que será um bom professor, da mesma forma que ser formado em medicina não garante que será um bom médico.

Falando de medicina, hoje em dia temos acesso a muito conteúdo duvidoso vindo de profissionais devidamente habilitados nessa área, gosto de fazer essa comparação com Medicina, pois considero de extrema responsabilidade, por lidar diretamente com vidas humanas, é de se pensar que se nessa área já é assim, imagina na Arte Marcial que é tão dividida e bagunçada. 

No mundo das artes marciais temos o agravante, de existirem inúmeras filiações, federações, entidades, não é algo unificado como o caso da Medicina por exemplo, é possível inclusive qualquer pessoa iniciar sua própria escola e se consagrar grão mestre fundador etc…

Não estou dizendo que sem formação e respaldo a aula será de má qualidade, garanto que existem ótimos professores sem nenhuma formação reconhecida, é perfeitamente possível que alguém estude alguma arte marcial e decida abrir a sua própria escola sem vínculos, se analisarmos a história, foi dessa maneira que se deu início a todas as Artes Marciais, alguém teve que fundar, e como existiram seguidores , elas se propagaram pelos tempos.

Conclusão

Ser faixa preta pode ajudar o praticante a validar seus conhecimentos da mesma forma que um diploma, o aluno está mais confiante nas habilidades do seu professor ao saber que o mesmo é formado e tem respaldo.

De toda forma pra quem é aluno, vale sempre o bom senso crítico, conhecer a escola/professor e seus métodos, além de analisar com inteligência o que acontece nos treinos e a forma com que seu professor lida com os alunos.