O que são Aminoácidos
Aminoácidos são moléculas microscópicas, basicamente pequenas estruturas químicas com arranjos diferentes em sua composição, existem mais de 300 aminoácidos já descritos e estudados na literatura, porém o que nos importa aqui são os 20 presentes na construção de proteínas no organismo humano, não é mesmo?
Aminoácidos são formados por um grupamento amino, um grupamento carboxilato (ácido carboxílico), um hidrogênio e um Radical (que dá a função e propriedade do aminoácido) todos ligados a um carbono central.

Bom, já chega de falar de química, vamos para uma abordagem mais utilitária para nossos cotidianos, como mencionei anteriormente existem 20 aminoácidos proteicos no corpo humano(existem outros que não participam da síntese de proteínas), e esses aminoácidos que ligados uns aos outros, de várias formas, sequencias, em quantidades e tipos diferentes acabam por formar os diversos tipos de proteínas.
Os Aminoácidos podem ser divididos em Não essenciais que são aqueles que nosso organismo consegue fabricar sozinho através de outros aminoácidos ou moléculas.
Alanina
Arginina
Aspargina
Ácido Aspásrtico
Cisteína
Ácido Glutâmico
Glutamina
Glicina
Prolina
Serina
Tirosina
E os Essenciais, são 9, que seriam aqueles que se por ventura não ingerirmos através da alimentação, simplesmente vamos ficar sem (o que traria resultados catastróficos para a saúde).
Histidina
Isoleucina
Leucina
Lisina
Metionina
Fenilalanina
Treonina
Triptofano
Valina
Para definir se um aminoácido é essencial ou não, não basta que ele seja fabricado pelo corpo, é necessário que o corpo produza o aminoácido em uma velocidade que consiga suprir a demanda, posso citar a Arginina como exemplo, é considerada não essencial em condições normais, mas poderia ser considerada essencial no caso de uma pessoa doente, onde a demanda acaba ficando maior do que a capacidade que o corpo tem de sintetizar.
Lista de Aminoácidos Condicionalmente Essenciais
Arginina – Essencial para bebês prematuros e em períodos de recuperação de traumas ou cirurgias.
Cisteína – Importante em recém-nascidos e em condições de estresse oxidativo.
Glutamina – Sugere-se que pode ser necessária em estados catabólicos intensos, como queimaduras e infecções graves.
Tirosina – Pode se tornar essencial em pessoas com fenilcetonúria, pois não conseguem converter fenilalanina em tirosina.
Glicina – Em algumas condições de crescimento acelerado ou doenças metabólicas, pode ser necessária em maior quantidade.
Prolina – Importante para a síntese de colágeno, podendo ser limitada em certos estados de cicatrização.
Serina – Essencial em algumas doenças metabólicas ou condições de alta demanda metabólica.
Resumindo Essenciais precisa comer se não fica sem, e te garanto, você não quer ficar sem, e os não essenciais o corpo mesmo consegue produzir.
Alimentos ricos em proteína como as carnes, ovos, leite e derivados, a soja, e vários outros exemplos, serão grandes fontes de aminoácidos essenciais.