Pular para o conteúdo

Como Funciona o Calejamento no corpo Humano

O Calejamento já é uma técnica muito conhecida e difundida nas Artes Marciais, no Kickboxing não é diferente, existem inúmeras técnicas mirabolantes assim como existem pessoas que defendem o processo, e pessoas que são contra o dito calejamento.

Mas afinal o que é o calejamento, e como que ele acontece no corpo! Vamos ver o que acontece internamente no organismo durante o ato de calejamento, veremos o motivo de pessoas que treinam a mais tempo sentirem menos dor e até mesmo terem as canelas, punhos, pés, abdome etc, mais resistentes a dor.

Definição

Primeiro vamos definir o que significa calejar, ou calejamento, o sentido literal da palavra é endurecer, tornar-se mais rígido, e isso não apenas no âmbito de uma parte do corpo em si, mas também na questão mental, a gente poderia dizer por exemplo que está calejado de tanto ser enganado, ou calejado de tanto levar patada da vida, isso significando que não sofremos mais com a mesma facilidade de antigamente, então calejar é se tornar mais resistente, uma coisa que um dia te gerou certo desconforto ou dor, não gera mais…

Acho que deu pra entender, calejar não está somente associado ao calo que você forma no pé, embora ele também aconteça pelo mesmo motivo, exposição contínua ao stress/estímulo/agressão causando resistência.

Mas nosso foco aqui é exatamente o calejamento no corpo humano focado especialmente nas artes marciais, no meu caso específico o Kickboxing.

Sistema Nervoso

Existe mais de um acontecimento no processo de calejamento, o primeiro deles é a dessensibilização dos nervos, pra quem não sabe, o que te faz sentir dor é o seu sistema nervoso, além de várias outras funções importantíssimas como a própria movimentação, pensamento, cognição etc, ele também é responsável pela sua sensação de dor, todos nós possuímos nervos sensitíveis, que são aqueles que interpretam o toque, ou mesmo a dor.

Até mesmo o mecanismo de ação de medicamentos para dor, sempre está relacionado com o sistema nervoso, tentando inibir a comunicação de dor dos nervos para o sistema nervoso central.

Existe até uma síndrome, que afeta o sistema nervoso, chamada de Riley-Day, acontece de forma hereditária, é muito rara, e afeta os nervos sensitivos fazendo com que a pessoa simplesmente não sinta, é muito complicado, e até perigoso, pois sentir dor, ao contrário do que possa parecer é muito importante, a dor é um sinal uma forma de preservação do corpo, um reflexo para você não se machucar, como a pessoa com essa síndrome não sente dor, é muito comum que o portador quebre ossos, tenha queimaduras, e coisas similares sem nem perceber.

Dessensibilização

Mas voltando ao caso específico da dessensibilização, com a repetição do estímulo, com constantes exercícios ou golpes, chutes e etc, seus nervos se adaptam e começam a “entender” que esse tipo de estímulo não é tão agressivo, e cada vez mais, algo que no início era considerado dor, passa a ser considerado normal, e assim progressivamente até ficar praticamente blindado contra as dores que pessoas destreinadas sentiriam ao golpear ou ser golpeado.

Enrijecimento

Outro fator que acontece no calejamento é um real endurecimento, enrijecimento, fortalecimento do tecido da região, a gente pode usar o exemplo mais prático dos calos nos pés, eles acontecem devido ao estímulo, a fricção gerada ao caminhar e desgastar as solas dos pés, o seu corpo, esperto como é se adapta aos estímulos os calos são apenas uma forma de defender a região afetada, para que ela suporte o esforço exigido.

Da mesma forma vai acontecer em qualquer parte do seu corpo, calos não são exclusivos de mãos e pés, se você ficar esfregando a testa vai criar calo na testa, acredite!

E da mesma forma que a pele fica mais grossa com estímulo, os seus ossos também podem ficar mais fortes, você já notou que tem gente que parece que tem as canelas mais duras? Alguns por natureza, devido a genética, mas isso pode ser alcançado também pelo treino, toda pancada gera estímulo, com esse estímulo acontecem nos ossos as microfissuras, e com isso no processo de reparo celular, os ossos são reconstruídos mais fortes e resistentes, fazendo com que fiquem mais densos, como eu sempre falo, seu corpo responde de acordo com os estímulos que você dá.

Da mesma forma os estímulos podem engrossar os ossos além do normal, é comum ver os ossinhos da mão na ponta dos metacarpos serem saltados em lutadores e praticantes ávidos do calejamento.

Como Treinar 

Então a minha dica para treinar é simples, não precisa chutar poste, socar pedra ou partir pra treinamentos muito extremos, o simples treinamento normal de Artes Marciais vai servir pra te calejar, na realidade é impossível treinar sem sofrer nenhum tipo de calejamento, o fato de chutar o saco de pancadas vai calejar, o treino frente a frente absorvendo e levando golpes vai calejar, tudo a seu tempo, é um processo lento e levam anos e anos até chegar nos resultados finais, não adianta tentar acelerar, o corpo demora para se recuperar e se acostumar com os estímulos maiores, tem que ser gradativo.