Pular para o conteúdo

Dieta Gracie

E aí? Tudo Multes? espero que sim! pois hoje vamos falar sobre a Dieta Gracie, ou sobre o conceito de Dieta Gracie e suas particularidades que foram abordadas em um Podcast recentemente.

Segundo Rorion Gracie, a ideia da dieta Gracie é ter saúde, não necessariamente ser um atleta.

E existem certas regras que devemos seguir para fazer essa Dieta 

Primeiro – Não se deve misturar Cereais na mesma refeição, por exemplo arroz e feijão seria não indicado, o motivo ele não explica, ou mesmo diz que não sabe, mas acredita que seja importante para a saúde.
Cientificamente não existe nenhum motivo para isso, mas consigo pensar na ajuda que isso traria no sentido de controlar a quantidade de energia que a pessoa ingere, para não comer demais mesmo, afinal é mais provável que a pessoa coma mais comida no total, misturando cereais, do que apenas usando uma opção, é mais fácil comer 500g de arroz e feijão, do que apenas de arroz, ou apenas de feijão, pela palatabilidade gerada.

Segundo – Depois de uma refeição de panela, não se deve comer doces de nenhuma espécie, nem mesmo frutas, Doces devem ser utilizados apenas junto de frutas.
Mais uma regra que não tem nenhum embasamento científico para seguir, mas que da mesma forma que a primeira poderia contribuir para que a pessoa não exagere na quantidade de comida, ou mais propriamente, de energia consumida no dia. Sabemos que é bem fácil mandar aquele pedacinho de bolo ou pudim de sobremesa, mesmo depois de ter se alimentado bem no almoço, e isso, do ponto de vista nutricional, não tem nenhuma vantagem. sendo assim seria uma forma de contribuir para o controle total de calorias na dieta.

Terceiro – Você deve comer a cada 5 horas,  não pode comer com menos tempo que isso entre as refeições.
Apesar de aquele papo de ter que comer de 3 em 3 horas para acelerar o metabolismo ser uma furada já desbancada, podemos dizer o mesmo para comer de 5 em 5 horas, não tem nenhuma comprovação de benefício pela ciência, e o que sabemos hoje é que mantendo a mesma comida, ou seja, mesma quantidade de energia e nutrientes no dia, pouca diferença tem a forma como dividimos essa comida, podendo ser uma vez ao dia, duas, três, e etc…
O que sabemos é que para o melhor aproveitamento das proteínas das refeições, para estimular melhor e aproveitar ao máximo a síntese proteica, é interessante ter pelo menos 3 refeições no dia com boas fontes de proteínas.
da mesma forma como as regras anteriores, essa regra vai favorecer a diminuição do total de calorias no dia da pessoa que segue a dieta! eis a única ajuda ou benefício real de seguir essa dieta, é facilidade em não abusar da quantidade de comida.

Concluindo – A forma com que Rorion descreve a dieta na entrevista, baseado nos alimentos que ele usa café da manhã e janta de frutas, e almoço com risoto de peixe e vegetais, é uma excelente e nutritiva dieta. porém seria possível fazer uma péssima dieta, baseado nas mesmas 3 regras da dieta, portanto não tem como se basear nessas regras para montar uma dieta saudável e nutritiva, e caso pense em fazer, pelo menos faça com as escolhas alimentares iguais as dele, muitas frutas, Peixe, e verduras.